15/10/2014 09:55:00
Fonte PMC
A Urbs vai testar a utilização de
novos materiais para redução de calor e melhoria da sensação térmica no
interior das estações-tubo. O projeto-piloto, que será implantado até o fim de
outubro, prevê a utilização de forro interno de fibra de vidro e a aplicação de
uma manta térmica, produzida a partir de garrafas PET, entre este forro e a
placa de aço inox da estação.
Também será utilizado vidro especial
com um material (KNT) que reduz a incidência dos raios solares UV em até 99% e
dos raios solares IV em 40%. Os raios IV são responsáveis pelo aquecimento.
Para proteger melhor o cobrador da incidência solar, os vidros do posto de
trabalho receberão, além do vidro KNT uma proteção extra com uma pintura
pontilhada (serigrafia), que deverá proteger sem tirar totalmente a
transparência do vidro. Nesta estação também serão instalados, para
avaliação, ventiladores elétricos para melhorar a renovação do ar no interior
das estações.
Se os resultados se mostrarem
compensadores, a Urbs vai elaborar projeto para instalação destes materiais em
todas as estações-tubo. A previsão dos técnicos é que os efeitos dos novos
materiais possam ser medidos em duas semanas, com a comparação do calor
registrado na estação onde o projeto será testado e nas estações próximas.
No começo deste ano foi testada a
instalação de uma manta térmica na estação Osternack, no Sítio Cercado, que
reduziu o calor interno. A avaliação, no entanto, é de que será necessária a
adoção de outras medidas para chegar a uma condição mais satisfatória. Para ser
testado com mais eficiência, o projeto-piloto precisa ser implantado em período
de calor.
Criadas em 1991, quando a Rede
Integrada de Transporte (RIT) só atendia Curitiba, as estações-tubo são
estruturas tubulares, revestidas em vidro. As mudanças climáticas, com aumento
do número de dias de calor, e o crescimento da RIT - que hoje atende outros 13
municípios – mudaram a realidade das estações tubo que ainda hoje são um ícone
da cidade e um dos equipamentos públicos mais fotografados por turistas.
Desde o ano passado a Urbs vem
intensificando os estudos para melhoria do conforto nas estações. Na Linha
Verde, por exemplo, as estações já existentes, e as que serão implantadas no
trecho Norte, têm um desenho diferenciado, são mais amplas e climatizadas. A
climatização é feita por um processo de aquecimento (limpeza) e resfriamento do
ar que, captado em canos, passa por um fosso aquecido por uma lâmpada e um
fosso de água fria. A cada 90 segundos entra ar puro e resfriado na estação.
Também faz parte desse projeto a
ampliação de estações. No ano passado, a Estação Osternack, no Sítio Cercado,
passou de 10 para 40 metros quadrados de área interna. Outra que ficará maior é
a estação PUC, que terá seu tamanho duplicado e onde também serão utilizados
novos materiais, buscando redução do calor interno.
Em fase de implantação - na
confluência da Rua Imaculada Conceição com Avenida Salgado Filho – a nova
estação PUC será formada por tubos acoplados e terá ajardinamento no entorno. A
cobertura terá manta térmica, vidros revestidos e breeze metálico reduzindo a
incidência dos raios solares.
No ano passado foram testados os
chamados sistemas evaporativos, uma espécie de exaustor para saída do ar
quente, o que se mostrou pouco eficaz em função da baixa altura das estações.
Também já foi tentada a colocação de aparelhos de ar condicionado, o que não
deu resultado em função do desenho das estações, que têm aberturas laterais e
pouca altura para circulação do ar.
Pelas catracas das estações-tubo
passam, em média, 360 mil pessoas por dia. São 359 estações por onde passam 193
ônibus biarticulados, das oito linhas do Expresso; e 397 Ligeirinhos, do
sistema Linha Direta. A Rede Integrada de Transporte tem, no total, 1.945
ônibus e transporta por dia 2,3 milhões de passageiros.
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