Por Thais
Pacievitch
Desde
1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei
9394/96), a educação infantil passou a integrar
a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio. Segundo
a LDB em seu artigo 29:
A
educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e
da comunidade.
[
De
acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em
creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4
e 5anos. Porém ela não é obrigatória. Dessa forma, a implantação de Centros de
Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.
Diferente
dos demais níveis da educação, a educação infantil não tem currículo formal.
Desde 1998 segue o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, um
documento equivalente aos Parâmetros Curriculares Nacionais que embasa os
demais segmentos da educação Básica.
Segundo
os Referenciais, o papel da educação infantil é o CUIDAR da
criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer
(brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das
atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.
Não
cabe à educação infantil alfabetizar a criança. Nessa fase ela não tem
maturidade neural para isso, salvo os casos em que a alfabetização é
espontânea.
Segundo
os Referenciais, devem ser trabalhados os seguintes eixos com as crianças:
Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita,
Natureza e Sociedade e Matemática.
O
objetivo é o de desenvolver algumas capacidades, como: ampliar relações sociais
na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar
e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se
comunicar, entre outros.
Alguns
aspectos previstos nos Referenciais para adequar as escolas de educação
infantil às necessidades das crianças são desconhecidos da maioria dos pais,
tais como: As escolas devem ter duas cozinhas, uma para as crianças de 0 a 3
anos e outra para crianças de 4 e 5 anos, o espaço físico deve ser de 2 m² por
criança em sala, e inclusive deve ter fraldário e lactário independentes da
sala de aula.
A
ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes áreas de desenvolvimento
da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que
a criança esteja feliz no espaço escolar.
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