sexta-feira, 5 de setembro de 2014

OAB Paraná instala Comissão de Igualdade Racial e Gênero


Publicado 04 de setembro de 2014




A OAB Paraná instalou nesta quinta-feira (4) a Comissão de Igualdade Racial e Gênero, presidida pelo advogado Mesael Caetano dos Santos.  A primeira reunião foi realizada com a participação do vice-presidente da Seccional, Cássio Telles, que deu as boas-vindas aos integrantes, dizendo que esta é uma comissão de afirmação da cidadania, com ações voltadas à inclusão e à igualdade. O vice-presidente explicou o funcionamento e o importante papel que as comissões desempenham na OAB.
Mesael Caetano dos Santos destacou o caráter histórico da comissão, lembrando que ela é fruto de um longo processo de lutas contra o preconceito racial. “Nosso objetivo é ajudar a combater o racismo, promover a igualdade, e principalmente abrir espaço na OAB para os jovens advogados negros. Militante do movimento negro, Mesael dos Santos manifestou a sua satisfação de presidir a primeira comissão da Seccional a tratar exclusivamente o tema da igualdade racial. “Hoje a OAB está acolhendo seus advogados negros, mostrando que nos regimes democráticos é possível garantir  os direitos e as liberdades”, afirmou.
A primeira reunião da Comissão de Igualdade Racial e Gênero da OAB contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, e com o presidente do Conselho Municipal de Políticas Étnico-raciais, Saul Dorval da Silva. Ambos também consideraram o momento um marco histórico, não só para a OAB Paraná, mas para toda a sociedade paranaense. Saul Dorval da Silva agradeceu o acolhimento, pelo presidente da Seccional, Juliano Breda, da proposta de criação da comissão.
Mesael dos Santos adiantou que um dos primeiros projetos será a realização de um seminário com a participação de representantes do movimento negro, juristas, acadêmicos e da comunidade afrodescendente do Paraná. Também integram a comissão as advogadas Dylla Aparecida Gomes de Oliveira, Vera Lucia de Oliveira Podgurski, Tamara da Silva, Alesandra Cruz Soares e Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski.


Fonte OAB/PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário