As campanhas dos senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB), ambos lutando contra a reeleição do governador Beto Richa (PSDB), nesta terça-feira (26), fizeram circular cópia de contra do instituto de pesquisa Ibope com o governo do estado.
Utilizando informações do Portal Transparência, as campanhas peemedebista e petista acusam o Ibope de possuir “contrato secreto milionário” com o governo do Paraná que somam 4.631.040,00. Até agora, a empresa de pesquisa já recebeu 2.741.440,00 e tem saldo de 1.889.600,00.
A informação surpreendeu os dois comitês partidários que suspeitam de um mensalão de R$ 352.960,00.
Em março de 2013, o Blog do Esmael registrou que o Ibope tinha contrato de R$ 2,3 milhões a partir do Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). Com a nova revelação, o instituto de pesquisa dobrou o valor do contrato com o governo Richa até 07/04/2015.
“Qual a probabilidade de o Ibope apresentar um número que possa desagradar seu cliente, no caso Beto Richa?”, questionam incrédulos petistas e peemedebistas.
Segundo o Ibope, também chamado pelos dois comitês adversários de iBeto, Richa tem 43% das intenções de voto, Requião 26% e Gleisi 14%.
Já para o Datafolha, que divulgou pesquisa em 15 de agosto, a disputa pelo governo do estado está tecnicamente empatada entre Richa (39%) e Requião (33%). Gleisi está em terceiro com 11%.
O Ibope foi alvo de uma CPI na Assembleia Legislativa do Paraná. O instituto de Carlos Augusto Montenegro foi acusado de fraude nas eleições municipais de 2012 em Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.
Tanto a sondagem Datafolha quanto Ibope foram contratas pela RPCTV (Globo).
A seguir, leia a íntegra do relatório de contratos do Celepar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário