sexta-feira, 25 de julho de 2014

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

EDUCAÇÃO DIREITO DE PRIMEIRA GRANDEZA – FUTURO DOS NOSSOS JOVENS

Por Dr. Mesael Caetano dos Santos

 Os Direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado, intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva.
         Assim, diferentemente dos direitos liberais, se realizam por meio de atuação estatal, com a finalidade de diminuir as desigualdades  . A Constituição no artigo 6º diz que, a saúde, segurança,  a  educação, a livre inciativa e o  emprego,  dentre outros,  são direitos sociais.
       A educação, a meu ver, é  um dos direitos de  maior grandeza, garantido pela Carta Magna de 1988, falo isso por que, é por  meio da educação de qualidade,  que o jovem de hoje será o homem de bem do amanhã, eis que,  só pelo conhecimento eleva-se  o grau de maturidade de um povo.  Não resta duvida que, a educação prepara o ser para uma vida melhor, pois  desenvolve seu senso critico, se tornando um  cidadão que exerce melhor seus direitos.
            Investir em educação,  digo,  educação  com qualidade, com boa estrutura para os professores, com  salários dignos  e, ainda,  um conteúdo programático  baseado em princípios  morais e éticos, tenho convicção que,  o Estado minimizará seus gastos com segurança publica, pois a Segurança Pública, exige do Estado  valores exorbitantes para manter as policias nas ruas e  jovens em estado de desenvolvimento atrás das grades em  prisões, eis que os presídios  em nada contribuem para o desenvolvimento dessa população jovem, só embrutece.
          O Estado do Paraná, tem pecado nesse sentido, pois  a maioria dos presos são jovens entre 18 e 30 anos de idade. Lugar de jovem é  nas Escolas e  nas Universidades ou na empresas trabalhado, produzindo riqueza para si e para  o pais.
       Fomentar a  Educação com primazia e qualidade, é  o maior legado que  um bom administrador público pode deixar para  seu povo, eis  que  lhe foi  confiado o poder dever de administrar para o bem comum. Espera-se aqui na província melhores dias, com a administração  do atual  prefeito   Gustavo Fruet,  do PDT, alias, o PDT de Leonel Brizola, já vem batendo nessa tecla a longa  data. Em arremate, espera-se que,  o novo prefeito cumpra sua promessa de campanha  de ampliar os investimentos em educação básica  para  30%, que, segundo informações do seu programa,  chagara a 100 milhões por ano. Aos candidatos repensem  suas politica para área, pois os números não positivos.   Lugar de criança e na escola, digo,  escola de qualidade.


Dr. Mesael Caetano dos Santos – advogado e Membro do Centro de  Letras do Paraná 

Nenhum comentário:

Postar um comentário